Mão solteira

Ser mãe solteira é uma jornada repleta de desafios, especialmente quando se trata de equilibrar as finanças pessoais. Com responsabilidades diárias que incluem cuidar dos filhos, gerenciar o lar e, ao mesmo tempo, garantir  estabilidade financeira. Nisso, é fundamental adotar estratégias inteligentes para administrar o orçamento de forma eficaz. Por certo, é realmente um grande desafio, como é possível que uma mulher, sozinha, consegue administrar as finanças como mãe solteira.

Sabe-se que não é nada fácil, mas com disciplina e controle de gastos, uma mãe solteira pode equilibrar o orçamento, tendo o sucesso de chegar ao fim do mês com as contas pagas. Então, deixo aqui algumas dicas práticas para ajudar nessa missão:

1- Planejamento Orçamentário:

O primeiro passo para uma boa gestão financeira é criai um orçamento detalhado. A partir disto, liste todas as fonte de renda mensal e todas as despesas fixas (como aluguel, contas de água, luz, internet) e variáveis (como alimentação, transporte, cuidados com as crianças). Isso ajudará você a visualizar onde o dinheiro está indo e identificar áreas onde é possível economizar.

2- Priorização de Despesas:

Com um orçamento claro, é hora de priorizar despesas. Certifique-se que as necessidades básicas da família estejam cobertas antes de considerar gastos com itens supérfluos. Se necessário, faça ajustes nas despesas para se adequar ao seu orçamento disponível.

3- Construção de Reservas:

Ter uma reserva de emergência é crucial para lidar com imprevistos financeiros, como despesas médicas inesperadas ou reparos domésticos.  Tente reserva uma pequena quantia mensalmente até acumular um fundo de emergência que cubra pelo menos três a seis meses de despesas essenciais, ou seja seus gastos mensais fixos.

4- Educação Financeira:

Invista tempo em aprender sobre finanças pessoais. Existem muitos recursos online gratuitos que podem ajudá-la a entender melhor conceitos como investimentos, poupança e crédito. Quanto mais informada você estiver , melhores serão suas decisões financeiras.

5- Negociação de Dividas e Contas:

Se enfrentando dificuldades com dividas, não hesite em negociar condições de pagamento com credores. Muitas vezes, eles estão dispostos a oferecer planos de pagamento flexíveis que se ajustam ao seu orçamento.

6- Planejamento para o Futuro:

Além de gerenciar o presente, pense também no futuro financeiro. Pensar a longo prazo é muito importante, se focar somente no presente isso pode te trazer uma frustação e esgotamento físico e mental, imagine você planejar somente o mês corrente e no mês seguinte  da mesma forma, nesse ritmo você pode ter a sensação que apenas vive para trabalhar e não cria boas expectativas. De alguma forma você precisa construir o seu amanha, financeiramente falando. sendo pagando um sistema de previdência social ou mesmo investindo em uma aposentadoria privada, várias são as formas de contribuir ou mesmo construir uma reserva financeira para os anos futuros, visto que na correria de tantos afazeres e obrigações de hoje a vida voa e de repente os anos se passaram.

E lembre-se de que administrar as finanças como mãe solteira pode ser desafiador, mas não é impossível. Com disciplina, planejamento e educação financeira, você pode não apenas equilibrar o orçamento familiar, mas também construir um futuro financeiro mais seguro para você e seus filhos.

É louvável conseguir ter uma boa saúde financeira, principalmente quando se trata de mãe solteira, não é fácil manter uma estabilidade financeira e econômica, quando para a mãe resta todas as despesas essenciais e não essenciais referente ao filho, muitos pais pagam uma pensão alimentícia dentro do mínimo possível e esse valor fica muito abaixo do que realmente é preciso  para dar uma vida digna ao filho, no entanto a mãe solteira acaba trabalhando mais,  afim de cuidar do filho.

Não é fácil, pagar todas as despesas do lar, e ainda ter planos para o futuro, mas espero que você possa se planejar, buscar novas rendas se possível e ter uma vida financeira maravilhosa.

Eliete Marçal, 11/07/24

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *